sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Estufado com ervilhas é uma maravilha


Na África do Sul, um coelho de bronze, esculpido dentro da orelha de uma estátua de Nelson Mandela, está a suscitar polémica. A irreverência dos artistas que criaram a figura, em homenagem a “Madiba”, não agradou ao Governo de Pretória.

Pelos vistos, a inclusão do animal na entrada do ouvido do herói nacional foi a forma encontrada pelos escultores para assinar a obra e, ao mesmo tempo, expressar o seu descontentamento pelo facto de terem sido pressionados para concluir, em poucos dias (após o falecimento de Mandela), a estátua de nove metros de altura.

Na língua africânder ou “afrikaans”, falada pelos primeiros colonos holandeses naquele território, coelho diz-se “haas”, que também significa rapidez.

O Governo sul-africano não gostou da liberdade criativa dos artistas e já avisou que, para restaurar a dignidade da estátua, o animal vai ter de ser removido.

Por lá, queixam-se de um coelho colocado, à sorrelfa, na estátua do herói nacional que, pelo seu exemplo de vida, conseguiu conquistar o respeito e a admiração de todos. Por cá, temos um Coelho que, às claras, nos vai ao bolso e esmifra sempre que pode, coleccionando ódios e protestos. Querem trocar? 

Já agora, por falar em coelho, estufado com ervilhas é uma maravilha! São servidos?

[A imagem que aqui reproduzimos foi captada por um repórter da Agência Reuters e publicada no Diário de Notícias]

Sem comentários:

Enviar um comentário