quinta-feira, 9 de maio de 2019

A (des)centralização lisboeta


O Expresso tem, agora, uma nova rubrica dedicada ao lazer, intitulada “Vida Extra”, que aos sábados à noite também integra o 'Jornal da Noite' da SIC. Num dos programas, a reportagem foi dedicada à região Centro, particularmente aos concelhos de Penela, Soure e Condeixa-a-Nova. Contudo, a descrição da peça começa logo a transparecer o “centralismo” lisboeta, já que se inicia da seguinte forma: “A meio caminho entre Lisboa e Porto, as muralhas do Castelo de Penela...”. Mas a falta de visão sobre a geografia de Portugal de quem está por Paço de Arcos continua, ao longo da reportagem, onde se pode ler (vide imagem) “Castelo de Penela em Coimbra”. 

De facto, o castelo de Penela fica situado no distrito de Coimbra, mas toda a descrição da reportagem não é isso que dá a entender aos telespectadores. 

De seguida, e sem explicar que se trata de outro concelho, a 'voz off' passa das aldeias abandonadas de Penela para a “Aldeia de Cima, em Soure”. 

Daqui, e novamente sem qualquer explicação, a reportagem volta a Penela e à vila romana do Rabaçal. 

Para confundir, ainda mais, os espectadores, na imagem aparece a legenda “situada a 12 km a Sul de Conímbriga”, que fica situada no concelho vizinho de Condeixa-a-Nova. 

Uma verdadeira embrulhada geográfica de quem não vê para além da Torre Vasco da Gama.


Sem comentários:

Enviar um comentário