sexta-feira, 23 de março de 2018

Excelente oportunidade... ou talvez não



Já todos sabemos que, para qualquer empresa cujo objectivo final seja apenas o lucro, o importante é tão-só vender. Bem ou mal, com publicidade mais ou menos enganosa, pouco interessa. Ora, nos tempos que correm, o tipo de estratégias adoptadas pelas marcas (e por quem as comercializa ao público) é, cada vez mais, disfarçada de “excelentes oportunidades”.

Em dois casos, encontrados noutros tantos hipermercados, o que parece ser um bom negócio revela-se, afinal, uma forma de iludir o cliente. Os mais atentos prestarão atenção, há outros que podem aperceber-se do erro antes do pagamento, mas há quem pegue, compre e nunca venha a saber ter sido enganado.
No caso do queijo, à venda em metades e em quartos, o hipermercado achou por bem colocar as duas variedades ao mesmo preço. O cliente mais distraído, ou simplesmente apressado, facilmente comprará um quarto de queijo pelo preço de metade.
Noutro caso, a ilusão de promoção / “excelente oportunidade” é ainda mais evidente. O hipermercado «apregoa» um desconto de 25 por cento (de 1,65 euros para 1,24) nos 'snacks' para gato na variedade salmão e truta. Contudo, há a referência ao pacote de 45 gramas que, estrategicamente, não é visível ao consumidor por estar posicionado atrás dos pacotes da mesma variedade, mas de 60 gramas e que custam 1,65 euros. O detalhe está apenas nos gramas, mas o cliente que não preste atenção pode vir a comprar o produto, considerando que fez um “bom negócio” quando na realidade pagou o seu preço habitual.
Segundo o especialista Philip Kotler, uma das regras do marketing é a “este conceito ser arte de conquistar e manter clientes e desenvolver relacionamentos lucrativos com eles”, algo que estes hipermercados parecem ainda não ter entendido.



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