sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Conceito de tempo...em Portugal e na China


Costuma dizer-se que o tempo passa mais rápido ou mais lento, dependendo da ocasião, mas a verdade é que um dia tem 24 horas, uma hora 60 minutos e um minuto 60 segundos. E isto é igual, seja em Portugal ou na China...ou então não. É que, nos últimos dias, o que se viu foi um conceito diferente de tempo na China em comparação com Portugal. 

Face à epidemia do coronavírus, os chineses construíram um hospital especial para tratar os doentes infectados, de raíz, em 10 dias, com capacidade para 1 000 camas, estando já em construção uma segunda unidade hospitalar, que se prevê entrar em funcionamento, também, em tempo recorde. Ainda que seja todo feito à base de contentores, na realidade a rapidez impressiona qualquer engenheiro, arquitecto ou construtor português. 

Se na China um hospital se constrói em 10 dias, em Portugal, no mesmo espaço de tempo, estar-se-ia ainda a desenvolver um estudo sobre a necessidade de um novo hospital, seguido de outro estudo sobre a localização, um outro sobre o investimento, lançamento de concurso, consignação e, uns bons 10 anos (e não dias) depois, finalmente, a inauguração da obra. 

Embora por todo o país se possa referir exemplos que ilustram perfeitamente esta descrição, o caso mais flagrante será o da ala pediátrica do Hospital de São João, no Porto, que há mais de 10 anos trata crianças com cancro, precisamente, em contentores sem condições, e só arrancou no passado mês de Outubro.


Sem comentários:

Enviar um comentário